Blog

O que é Portabilidade Numérica?

Com certeza você já ouviu falar no termo Portabilidade Numérica… mas será que você sabe o que ele significa?
Para entender o que é Portabilidade Numérica, vamos primeiro voltar no tempo em meados de 2006 quando a Portabilidade Numérica ainda não estava em vigor no Brasil.

Naquela época, quando uma pessoa adquiria uma linha telefônica seja fixa ou móvel junto à uma operadora, seu número ficava restrito à ser usado somente junto aquela mesma operadora. Caso o usuário da linha quisesse mudar de operadora, ele perdia os direitos sobre aquele número, e tinha que passar à usar outro número fornecido pela nova operadora contratada.

Outra desvantagem que havia nesta época era que se a pessoa tivesse um número fixo, e mudasse para outra localidade, ela precisava adquirir um novo número. Imagina só a dor de cabeça que isso causava, pois a pessoa tinha que informar aos seus contatos seu novo número, etc..

Uma das poucas vantagens naquela época, era a facilidade em se  descobrir de qual operadora era um número, pois geralmente eles tinham um mesmo padrão numérico.

Por exemplo:

9992 TIM
9997 TIM

880X OI
8812 OI

8101 CLARO
8110 CLARO

9949 VIVO
9956 VIVO

… e assim por diante.

Mas ainda bem (aleluia.. rsrs) que em 2007 foi aprovada a regulamentação da Portabilidade Numérica, o que trouxe grandes benefícios ao usuários de telefonia fixa e móvel de todo o Brasil.

Entre os benefícios trazidos pela portabilidade numérica, podemos destacar a flexibilidade / liberdade que agora as pessoas tem de poder mudar de operadora sem perder seu número, ou ainda de mudar de endereço sem precisar adquirir um novo número.

E é exatamente isto que significa a Portabilidade Numérica:

A portabilidade numérica é a facilidade que possibilita ao cliente de serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone (código de acesso) a ele designado, independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado. – Anatael

E você, o que acha da portabilidade numérica? Participe deixando sua opinião nos comentários!

Referência:
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalPaginaEspecial.do?codItemCanal=1362